Psicóloga especialista em Recursos Humanos explica como proceder na busca de emprego durante pandemia

 O impacto socioeconômico causado pela pandemia afetou muitas empresas que tiveram quedas nas suas demandas ocasionando o aumento do desemprego no país. Um fator relevante que atinge milhões de brasileiros que tiveram suas rendas reduzidas refletindo na qualidade de vida e bem-estar. 
Isso mostra que o profissional está tendo que se reinventar para enfrentar esse desafio no mercado de trabalho de forma positiva. A psicóloga especialista na área de Recrutamento e Recursos Humanos, Carla Moura, relata o que o profissional com experiência deve fazer para se destacar neste tempo de crise e aumentar a chance de uma recolocação no mercado de trabalho. “As pessoas que estão em busca de uma recolocação, deverão estar preparadas e atualizadas, com o currículo bem elaborado, atentas a descrição da vaga que irá se candidatar, e antenadas as notícias globais”, explica. 
Um outro grupo de pessoas que estão vivenciando essa mesma dificuldade na busca de um espaço no mercado de trabalho são os que sem experiência buscam o primeiro emprego ou é recém-formado. A jornada é mais tensa, principalmente nesse tempo de crise. Porém, alguns caminhos facilitam os iniciantes a conquistarem uma vaga de trabalho. “O que sempre digo aos jovens que atendo e que já atendi ao longo da minha carreira, o primeiro emprego não deve ser encarado como “um bicho de sete cabeças”, o primordial é demonstrar vontade e entusiasmo, a “sede” para ganhar experiência – o “brilho no olhar” pode contar e muito neste momento. Existem diversos locais especializados e que podem ser grandes aliados para esta primeira conquista profissional, como por exemplo “Programa do Jovem Aprendiz” ou "Programa de Estágio". Estas instituições inclusive oferecem um curso completo que engloba vivência prática e teórica que enriquecerá o desenvolvimento e a aprendizagem para o primeiro emprego”, explica. 
Nessa atual posição econômica que afeta as empresas, o profissional que está empregado precisa se atentar a essa fase apresentando comprometimento e dedicação. Diferenciais que Moura apresenta como um meio de se manter seguro no trabalho e minimizar o risco de demissão. “Mais do que nunca, as organizações precisam contar com empregados comprometidos, engajados, pois as incertezas neste momento atual existem tanto para os empregados como empregadores. O empregado que estiver trabalhando presencialmente, deverá seguir todos os protocolos de segurança, higiene e proteção exigidos pela empresa, evitando assim quaisquer riscos tanto para ele como para os demais que também estão no mesmo local de trabalho. Ser compreensivo com as diversas mudanças que foram necessárias para o enfrentamento deste momento de pandemia, é muito importante também, cuidar da saúde mental e física, sempre que for necessário buscar redes de apoio, profissionais da área da saúde que poderão ser grandes aliados neste processo”, explica. 
Para quem almeja novas experiências profissionais em outra área e, por isso, enfrenta os desafios comuns na transição de carreira, também existem caminhos para conquistar as oportunidades de trabalho, como explica Moura. “Costumo falar para as pessoas que atendo para orientação profissional e de carreira que é de suma importância fazer uma autoanálise, verificar quais os nichos de interesses, porque algumas pessoas podem descobrir que não estavam tão felizes com o que estavam exercendo dentro daquela área de atuação e poderão mudar de área, algumas vezes, a mudança poderá ser da “água para o vinho”, por isso é importância esta pausa e reflexão. E após ter decidido para qual direção seguirá, o profissional deverá buscar se atualizar, estar antenado sobre o que há de novo naquela determinada área. A realização de cursos, muitos sites oferecem bons cursos on-line e gratuitos. Em muitas áreas, um grande aliado é a rede social Linkedin, fonte buscada pelos recrutadores. Ou os profissionais especializados em outplacement, que atuam para auxiliar profissionais em busca de uma recolocação profissional”, finaliza.
 

24/08/2021 às 21:00 Notícia Nenhum comentário
Eliane Honorato

Não há uma descrição sobre esse autor ainda.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais