Será que o colágeno é realmente eficaz?

 Sempre ouvi que o colágeno é muito bom para a pele e ajuda em várias outras coisas. Lembro-me quando conheci pela primeira vez esse produto que foi uma prima do meu pai que apresentou para a minha mãe dizendo que era ótimo para a saúde trazendo resultados para a pele e nutrientes e minha mãe comprou um "saco" igual aqueles de café que vemos no mercado, só que dessa substância.

 Na época era a nova tendência no mercado e prometiam milagres instantâneos após o consumo de uma porcentagem dele que vem em pó (vinha pelo menos naquele tempo apenas em pó). Conversando com a Bel na minha consulta ela me explicou que isso é muito relativo e que as pessoas vendem esse produto como milagroso, mas que na realidade ele é irrelevante senão estiver com uma boa composição. 

 Hoje já possui até em capsulas para a melhor praticidade "Estes colágenos em capsulas de colágeno puro, sem o acréscimo da vitamina C, zinco e selênio não traz benefícios como as pessoas pensam", explica a nutricionista. 

 O colágeno, para quem não sabe,  uma proteína que nosso corpo produz naturalmente. Mas com a idade e o passar do tempo, o corpo diminui essa produção cada vez menos: a pessoa tende a perder o colágeno por volta dos 30 anos, e vai reduzindo cerca de 1% a cada ano que se passa.

 No nosso corpo o colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões. 

 Mas como ele age no nosso organismo?  A nutricionista Bel Matos esclarece "Quando ingerimos, o colágeno ele é desmembrado em aminoácidos, a partir da digestão. Os aminoácidos são os "tijolos ou algo parecido, apenas para exemplificar" da proteína: depois de digerida, a proteína, desmembrada na forma de aminoácidos, é recombinada da maneira que o corpo necessita, podendo ajudar no tecido muscular, pele, unhas e cabelo. Por exemplo, nosso corpo é uma máquina muito inteligente e complexa pra ser resumida em peso sobre uma balança, e existem outros tecidos no nosso corpo que são compostos com colágeno, então, se nesses outros tecidos há um déficit de colágeno, (devido à alimentação deficiente de micronutrientes e cheia de açúcares e sem água em quantidade adequada), seu organismo sabiamente usará onde há esse déficit e não onde você deseja. Levando o colágeno para a perna, por exemplo, ao invés de levar para o rosto que é a região que você deseja “
 
 Entretanto, o colágeno industrializado são extraídos da pele e dos ossos de animais. Se tornando um subproduto. É muito raro ser extraído com a qualidade necessária que deste uma fonte de proteína de primeira qualidade.  Sendo colocado solventes químicos potentes e alta temperatura que não são bons.

 “É muito melhor a busca por uma alimentação saudável do que a ingestão do colágeno de forma exclusiva. Existem alimentos como o feijão, a carnes, o ovo, sementes como chia e linhaça, castanhas e até brócolis que são ótimas fontes de proteínas.”, indica a Bel.
Esses tipos de alimentos ajudam a aumentar a produção de colágeno. Inclusive, a Bel está realizando um projeto muito legal para auxiliar você com uma nutrição de qualidade e ao mesmo tempo para esclarecer o que faz bem e o que não traz resultados que é Programa Emagrecimento Saudável.

 Esse programa tem como objetivo aperfeiçoar os resultados do emagrecimento saudável e sustentável, através dos conhecimentos sobre nutrição, reeducação alimentar e técnicas motivacionais.

 “O programa inclui: avaliação antropométrica, encontros semanais, ferramentas motivacionais, plano para resultado sustentável, coffee saudável e muito mais.”, comenta.
 
 A Bel Matos atende lá no Zen Spa & Estética que fica na Rua Humaitá, 103. Eu super indico o trabalho dela. Agende sua consulta!

Zen Spa & Estética
(19) 9 8904-6689 (Celular e WhatsApp)
(19) 3936-2034

31/10/2016 às 12:00 Alimentação Saudável Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais