Outubro literário traz atrações para toda a família

A Secretaria Municipal de Cultura promove a partir da próxima semana nova edição do festival Outubro Literário. Criado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de fomentar entre a população o gosto pela leitura e escrita, o já tradicional evento oferece uma série de atrações gratuitas ao longo do mês para toda a família, incluindo debates, contação de histórias, feira de troca de livros, declamação de poesias nos ônibus da cidade, sarau, espetáculos e oficinas, além da divulgação dos vencedores do Prêmio Literário Acrísio de Camargo. O festival começa no dia 7, às 20h, no Casarão Pau Preto, com a ação “Escritas Daqui e Dali”, um encontro dos escritores Antonio da Cunha Penna e Cecílio Elias Neto para um bate-papo com a plateia. Todas as atividades têm entrada franca. Confira a programação completa e prestigie. Para mais informações ligar no telefone (19) 3894-1867.
 
Outubro Literário – Programação
 
7 de outubro – sexta-feira – 20h – Tulha do Casarão Pau Preto

Escritas Daqui e Dali

Encontro dos escritores Antonio da Cunha Penna e Cecílio Elias Neto para um bate-papo com a plateia. DAQUI terá a participação do renomado escritor local, Antonio da Cunha Penna, autor de diversos livros sobre a cultura da cidade. Sua mais recente obra, “Tipos Notáveis da Popularidade – e algumas histórias mal contadas”, é um sucesso local. Reúne histórias de forma “hilariante e deliciosa de gente do povo. Gente comum, ou nem tanto...páginas de puro gozo literário”. Penna já publicou “Só dói quando dou risada” (crônicas) e “Nos tempos do bar Rex” (histórias do cotidiano) e foi vencedor, em 1998, do Mapa Cultural Paulista na categoria contos. DALI terá como convidado outro escritor típico da nossa região, Cecílio Elias Neto, de Piracicaba, cronista que tem se consagrado também pelo estilo peculiar e bem humorado de contar as histórias de sua cidade. Sua obra mais conhecia, com mais de 40 mil exemplares vendidas, é “Diário Caipiracicabano”, que registra e resgata o modo peculiar de falar da população dessa cidade. A obra tem tanta importância que esse “dialeto” foi considerado patrimônio cultural imaterial de Piracicaba.  Entre outros livros, escreveu também “Isto e meu corpo” e “Miserere Mei, meu amor”. A junção desses dois renomados contadores de histórias populares certamente se transformará em um acontecimento marcante para a divulgação da literatura em nossa cidade. Entrada gratuita.
 
8 de outubro – sábado – 9h às 12h – Praça Dom Pedro II

Feira de Troca de Livros

Já tradicional na cidade, a Feira de Troca de Livros é uma ótima oportunidade para quem gosta de ler e quer renovar a estante sem gastar nada. Basta trazer um livro de literatura e trocar por outro de interesse que esteja disponível. Há sempre opções interessantes para todas as faixas etárias. Apenas não são aceitos livros didáticos, religiosos e de receitas.
 
8 de outubro – sábado – 10h30 – Praça Dom Pedro II

Contação de Histórias

Os escritores Kimberly Christie, Victor Lobato e Adriana Foltran trarão histórias brasileiras com fantoches.
 
Dias 10, 11, 17 e 18 de outubro – horários variados – linhas de transporte coletivo da cidade

Poesia em Trânsito

Poesia em Trânsito coloca, de fato, a poesia em meio ao trânsito. Leva a poesia para dentro dos ônibus em um dia comum. Artistas indaiatubanos das áreas da literatura, música e teatro recitam poemas durante os trajetos dos ônibus da cidade. Os passageiros pegos de surpresa muitas vezes interagem com entusiasmo e recitam poesias também, e são bem vindos.
 
Dia 14 de outubro – sexta-feira – 19h - Coreto da Praça Prudente de Morais

Sarau Literário e Seresta das Letras

Dois projetos de sucesso da Secretaria Municipal de Cultura reunidos no mesmo local. O Sarau consagrou-se como um espaço democrático de manifestação literária dos escritores da cidade, assim como dos amantes das diversas vertentes da escrita, principalmente a poesia. Já foi realizado em praça pública e ultimamente vinha acontecendo no Casarão Pau Preto. O Seresta das Letras vem reunindo poesia e música de qualidade, com um grupo fixo de cantores (Kika Baldasseirine e Nau Martins) e declamadores (Celso Falaschi, Victor Lobato, Bruna Biasi, Monica Kimura e Marina Costa), além das participações de Adriana Foltran, Sabrina Kimura e Miriam Yoshida. A ação contará ainda com a participação de poetas-escritores e declamadores como Guilherme Salla e Antonio da Cunha Penna.
 

Dia 22 de outubro – sábado – 10h30 – Novo Centro Cultural Morada do Sol

Contação de Histórias
Os escritores Kimberly Christie, Victor Lobato e Adriana Foltran trarão histórias brasileiras com fantoches.
 

Dia 29 de outubro – sábado – 20h – Sala Acrísio de Camargo – Ciaei

Prêmio Literário Acrísio de Camargo – Divulgação dos vencedores e premiação
Espetáculo “Paleolítico”

Espetáculo lítero-musical que aborda a evolução humana desde a antiguidade, com os artistas Fábio Pimenta, Bruno Cesar, Adriana Foltran, Sabrina Kimura e Airton Sobreira. Cenários: Phelippe Neto. Músicos: Gilton e Marcola. Filmagem: Robson Fernandes. Sinopse: como homo sapiens existimos há aproximadamente 100 mil anos, mas somente há 40 mil anos começamos a usar as primeiras ferramentas. Será que aprendemos alguma coisa durante todo esse tempo? O que mais intriga a humanidade é o mistério. Saber de onde e por que surgimos no mundo e como este surgiu também. Questionam aos homens da ciência e religiosos, mas, por que não conhecer também o pensamento dos poetas...?
 
Oficinas abertas ao público
 
Escrever bem – com Edson Cruz

Oficina para despertar o gosto pela escrita e o hábito de escrever bem.

Dia 22 de outubro – sábado - 9h às 12h – Centro de Convenções Aydil Bonachella
Vagas: 20
Inscrições: a partir de 3 de outubro no Centro de Convenções Aydil  Bonachella, de segunda a sexta (exceto feriados) das 8h às 12h e das 13h às 17h, com apresentação do RG e doação de 1 lata de leite em pó que será revertida às entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba – Funssol.
 
Oficinas dirigidas a estudantes
 
Ativação Poética – com Victor Simões Lobato
Oficina de poesia para crianças, incluindo leitura, escrita, audição e canto. Dirigida aos alunos da EE Dom José de Camargo Barros e CRAS do Oliveira Camargo.
 
Vivências Literárias – com Mônica Kimura e Celso Falaschi

Oficina de Literatura para alunos e professores de Ensino Médio, dirigida aos alunos da EE Helena de Campos Camargo.
 

29/09/2016 às 20:00 Arte & Cultura Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais