Nilson Gaspar anuncia programação para a comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

 Hoje de manhã estive na coletiva de imprensa realizada pelo prefeito Nilson Gaspar para falar sobre a programação do município para o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 05 de junho.

As comemorações começam já neste sábado e encerra no dia 26 de junho. Dentro da programaçào preparada para este ano estão palestras em escolas, plantios, doações de mudas, soltura de peixes no córrego Barnabé e apresentações de teatro. Atividades de educação ambiental também vão ser exploradas em visitas monitoradas à Usina de Reciclagem, no Museu da Água e oficinas no Domingo Ecológico do Bosque do Saber.

O objetivo de realizar esse projeto é incentivar o cuidado com o meio ambiente e, fazer com que Indaiatuba esteja entre os 20 primeiros no ranking do Programa Município VerdeAzul, desenvolvido pelo Governo do Estado.

 A primeira atividade será a palestra sobre o Projeto Click Árvore na sede dos Escoteiros Falcão Azul, no sábado, das 14h às 17h. Uma equipe do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente darão um treinamento aos escoteiros, que serão parceiros em algumas atividades da programação das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

 Entre os dias 29 de maio e 05 de junho equipes do Meio Ambiente ministrarão palestras sobre o tema nas escolas municipais e particulares e também organizarão visitas monitoradas à Usina de Reciclagem, localizada no Aterro Sanitário de Indaiatuba. O público alvo será alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares. Serão duas turmas de manhã, das 09h às 11h, e duas à tarde, das 13h30 às 15h30. O objetivo é mostrar o trabalho realizado pelo Projeto de Reciclagem para que os estudantes conheçam a destinação dos materiais que são encaminhados aos ecopontos do município e também recebam orientações sobre a forma correta de separar o lixo.

 As apresentações da peça teatral do Projeto Educa Água nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) serão realizadas entre os dias 29 de maio e 26 de junho. Esse projeto é desenvolvido pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) em parceria com a Secretaria de Educação. “Com o Educa Água, conseguimos uma economia de cerca de 25% no consumo de água das escolas envolvidas no projeto”, justificou o prefeito.

 No dia 03 de junho três equipes operacionais do Projeto Click Árvore estarão no Parque Campo Bonito fazendo o replantio nas calçadas onde as árvores morreram, e nos residenciais Andorinhas e Tucanos fazendo o plantio nas calçadas que ainda não têm árvores.

 No mesmo dia, das 9h às 12h a equipe do Urbanismo fará uma ação para divulgar o Projeto Click Árvore na Praça D. Pedro I, com o apoio do Grupo de Escoteiros Falcão Azul.

 Das 9h30 às 12hs a Secretaria de Educação promoverá Feira de Ciências nas escolas da Rede Municipal de Ensino e a água é um dos temas que serão trabalhados.

 Ainda no dia 03 haverá programação especial no Museu da Água, com uma Trilha Ecológica pela mata ciliar ao redor da represa Cupini. Após o passeio as crianças farão uma atividade de colagem com elementos que encontraram na trilha. Às 15h o Museu da Água será o palco para a apresentação da peça teatral com a Turma da Sane, que integra o projeto Educa Água, do Saae.
Para o domingo (04), véspera do Dia do Meio Ambiente, as comemorações começam cedo, às 9h, com ações no Parque Temático. Equipes do Projeto Click Árvore estarão no Parque cadastrando as pessoas que tiverem interesse em plantar uma árvore nas calçadas de suas residências, haverá doação de mudas de hortaliças e de vasinhos de flores, e soltura de 8 mil peixes juvenis, de 10 a 15 cm, sendo 1.500 pacus, 1.500 tambaquis e 5 mil tilápias.

 Durante todo o domingo, os visitantes do Museu da Água poderão plantar mudas de flores no entorno da represa do Cupini e, às 15h30, ainda poderão assistir a peça teatral com a Turma da Sane.
Na programação da véspera também está o 50º Domingo Ecológico da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, promovido em parceria coma Mann + Hummel. Às 13h começam as inscrições para Oficinas, que acontecem às 15h: Cantinho Verde, que é uma mini horta com plantio de mudas de morango (25 vagas para crianças a partir de 4 anos); Oficina Ecopedagógica, para a confecção de um porta-chaves com materiais reutilizáveis (30 vagas para crianças a partir de 7 anos de idade); Aula de Zumba com o professor Eric Tiziani (30 vagas para adultos).

 O Domingo Ecológico terá apresentação do Teatro da Sane, com o apoio do Saae, às 14h; Feira de Ciências na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, às 15h; e Oficina Meio Ambiente somente para alunos da Etapa II, com os pais, para confecção de um painel em tecido com mensagens para conscientização ambiental, às 15h30. Às 16h haverá contação de história “A Florzinha Mariana”, com a Turma da Leitura, professoras Joice e Michele.

 Para o Dia do Meio Ambiente (05), o prefeito Nilson Gaspar abrirá a programação às 8h30, com um plantio de mudas de árvores às margens do lago localizado ao lado da Prefeitura. Participarão do evento os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Indaiatuba.

 Além das palestras ministradas pelo Departamento de Meio Ambiente nas escolas municipais e particulares, a empresa Ambr Gerenciamento e Consultoria Ambiental ministrará a palestra “Gestão de Resíduos” para 200 alunos dos cursos de Meio Ambiente e Química da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

 As comemorações continuam nos dias 06 e 07 de junho, quando os alunos na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Prof. Aparecido Batista dos Santos” farão uma visita à empresa General Motors, onde desenvolverão atividades com diferentes tipos de árvores e cuidados com a flora.
Para completar, no sábado, dia 10 de junho, haverá divulgação do Projeto Click Árvore no semáforo do Colégio Objetivo das 9h às 12h. Assim como a divulgação da Praça D. Pedro I, essa atividade será realizada pela equipe do Departamento de Meio Ambiente com a parceria do Grupo de Escoteiros Falcão Azul.

 O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone; a Secretária de Educação, Maria Eliane Fáccio Valezin; o superintendente do Saae, Sandro de Almeida Lopes Coral; o superintendente da Fiec, João Neto; e representantes do Grupo de Escoteiros Falcão Azul, entre eles o chefe Cristiano dos Santos, também estiveram presentes na coletiva em que o prefeito anunciou as ações.

Programação

Dia 27/05 (sábado)
• Das 14h às 17h – Palestra sobre o Projeto Click Árvore na sede dos Escoteiros Falcão Azul.
Dia 29/05 (segunda-feira) a 02/06 (sexta-feira)
• Palestras em escolas municipais e particulares ministradas pela equipe do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente.
• Visitas monitoradas à Usina de Reciclagem localizada no Aterro Sanitário de Indaiatuba. O público alvo será alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares. Duas turmas de manhã, das 09h às 11h, e duas à tarde, das 13h30 às 15h30.
Dia 29/05 (segunda-feira) a 26/06 ((segunda-feira)
• Apresentações da peça teatral do Projeto Educa Água nas Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica).
Dia 03/06 (sábado)
• 8h - Replantio de mudas de árvores no Parque Campo Bonito.
• 8h - Plantio de mudas de árvores nos residenciais Andorinhas e Tucanos.
Três equipes do Projeto Click Árvores realizarão o trabalho nos bairros.
• Das 09h às 12h - Divulgação do Projeto Click Árvore na Praça D. Pedro, com a parceria do Grupo de Escoteiros Falcão Azul.
• Das 9h30 às 12hs - Feira de Ciências nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
• Programação especial no Museu da Água, com Trilha Ecológica.
• 15h – Apresentação de peça teatral Turma da Sane, no Museu da Água.
Dia 04/06 (domingo)
• 9h – Ações no Parque Temático:
- Equipe do Projeto Click Árvore estará no Parque Temático cadastrando as pessoas que tiverem interesse em plantar uma árvore nas calçadas de suas residências.
- Doação de mudas de hortaliças e de vasinhos de flores.
- Soltura de 8 mil peixes juvenis, de 10 a 15 cm (1.500 pacus, 1.500 tambaquis e 5 mil tilápias).
• Durante todo o dia, visitantes do Museu da Água poderão plantar mudas de flores no entorno da represa do Cupini.
• 15h30 – Apresentação de peça teatral com a Turma da Sane, no Museu da Água
• 50º Domingo Ecológico na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, em parceria coma Mann + Hummel.
- 13h - Inscrições para Oficinas Cantinho Verde, Oficina Ecopedagógica e Aula de Zumba
- 14h - Apresentação do Teatro da Sane, com o apoio do Saae
- 15h - Oficinas
- 16h - Contação de histórias com a Turma da Leitura – “A Florzinha Mariana”
- 15h - Feira de Ciências nas Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
• 15h30 – Oficina Meio Ambiente – somente para alunos da Etapa II, com os pais.
Dia 05/06 (segunda-feira) – Dia do Meio Ambiente
• 08h30 - Plantio de mudas de árvores no entorno do lago ao lado da Prefeitura, com a participação de alunos da Apae de Indaiatuba.
• 15h - Palestra “Gestão de Resíduos” para alunos da Fiec, ministrada pela empresa Ambr Gerenciamento e Consultoria Ambiental.
• Palestras em escolas municipais e particulares com a equipe do Departamento de Meio Ambiente.
Dia 06/06 (terça-feira) e 07/06 (quarta-feira)
• Emeb Prof. Aparecido Batista dos Santos fará uma visita à empresa General Motors para desenvolvimento de atividade com diferentes tipos de árvores e cuidados com a flora.
Dia 10/06 (sábado)
• Das 09 às 12h - Divulgação do Projeto Click Árvore no semáforo do Colégio Objetivo.
Atividade será realizada pela equipe do Departamento de Meio Ambiente com a parceria do Grupo de Escoteiros Falcão Azul.
 



25/05/2017 às 18:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais