COPA BRASIL DE PARACICLISMO DE ESTRADA E CONTRA RELÓGIO ACONTECE EM JUNHO

 Nos dias 3 e 4 de junho, o Velódromo Municipal de Indaiatuba recebe a 1ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada e Contra Relógio, realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). A edição é um dos principais eventos do calendário nacional e contará pontos para o ranking nacional. O estágio contará com as provas de Ciclismo (C1, C2, C3, C4 e C5), Handbike (H1, H2, H3, H4 e H5), Tandem B e Tricycle (T1 e T2).

 Setenta e um atletas de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), se inscreveram em 13 categorias nas quatro modalidades. No sábado, às 8h, ocorre as provas do Contra-Relógio, com percurso de 3,5 Km, com largada e chegada no Velódromo. No domingo, às 8h, também com percurso de 3,5 Km, acontece as provas de Resistência, com largada e chegada em frente ao Condomínio Residencial Dona Lucilla, no Jardim Esplanada.

 Somente poderão participar do evento oficial, ciclistas e paraciclistas filiados a CBC. Para se filiar, o atleta deve entrar em contato com a Federação de Ciclismo do seu Estado, ou solicitar junto ao seu Clube a regularização de sua Filiação. Os atletas que participarão pela primeira vez e não possuem classificação funcional, deverão se increver no site da CBC e enviar e-mail para renan@cbc.esp.br, para que possam ser agendados na classificação funcional. Conheça mais sobre o esporte. 
 
Ciclismo (C1 a C5)

 Os atletas competem em bicicletas convencionais. As classes são direcionadas aos competidores com deficiência físico-motora e amputados.
 
Handbike (H1 a H5)

 O handbike é praticado por atletas que não tem os movimentos nos membros inferiores (paraplégicos e tetraplégicos), e impulsionam as bicicletas adaptadas (handbike) com os braços. A modalidade é disputada com equipamento que tem o mesmo princípio de uma bicicleta comum, considerando algumas peculiaridades: três rodas para manter o aparelho estável no chão quando não está em movimento, freio de mão na roda dianteira e para-choque para proteger de uma batida entre duas handbikes em uma corrida, evitando acidentes. 
 
 
Tandem Bike

 Classe destinada aos deficientes visuais. As bicicletas (Tandem Bike) são de dois lugares e o ciclista da frente, ou piloto, enxerga normalmente. Originalmente eram construídos soldando os quadros de duas bicicletas. Atualmente são construídos tandens para as competições de estrada e montanha.
 
Tricycle (T1 e T2)

 Ciclistas com paralisia cerebral cuja deficiência impede de andar em uma bicicleta convencional competem em triciclos.

 

26/05/2017 às 18:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais