Saiba como se destacar em um processo seletivo e montar o currículo que chame a atenção do RH

 Quem procura uma vaga de trabalho sempre deve se atentar aos pontos de destaque perante a concorrência. A atualização do currículo é um deles. Neste caso, algumas características devem ser levadas em conta para que as chances de contratação aumentem. Na visão de Maurício Carvalho, por exemplo, o processo funciona mais ou menos assim:
“É fundamental que quatro informações fiquem bem claras ao se formatar um CV completo. São elas:resumo da carreira, que deve apresentar os dons, os talentos e a personalidade do candidato; seu objetivo a curto, médio e longo prazo (cargo e departamento que está buscando); escolaridade, com ênfase emcursos extracurriculares; e dados dos últimos três empregos, comprovando a atitude perante os desafios e as soluções encontradas para cada um deles”, explica o profissional, que trabalha com Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (RH).

 Infelizmente é comum observar que muitas pessoas acabam errando ao adicionar pequenas informações em seus currículos. Quando omitidos, porém, tais dados podem – ou poderiam - contar positivamente para o segundo passo, que é a entrevista.
“Não colocar dados como idade e estado civil é visto como algo positivo, pois pode levar a pré-julgamentos desnecessários; Além disso, também é indicada a não-apresentação da conclusão de cursos mais recentes, já que isso pode dar a ideia do baixo interesse em evoluir; por fim, escrever “à disposição da empresa” na área dos objetivos profissionais também pode ajudar a transmitir a ideia de que o candidato não sabe onde pretende chegar com sua carreira. Esses pontos são importantes para quem busca a vaga ideal no mercado de trabalho”, resume Carvalho.

 Por sua vez, o portfólio deve conter apenas uma página. Mesmo assim, caso ainda se tenha dúvidas de como e o que fazer para entregar seu currículo damaneira mais adequada, o Maurício dá dicas para que você obtenha sucesso nesta etapa. Confira:
“O melhor é ter uma indicação interna na empresa,indicação esta que, se possível, deve entregar o documento nas mãos do gestor da área. Sempre é louvável encontrar alguém que trabalha na empresa que você quer entrar. Ao perguntar para todos oscontatos, é bastante provável se deparar com este alguém", conta.

 Encontrar a vaga desejada nem sempre é fácil, mas é preciso ter convicção na escolha e noção das funções que se irá desempenhar. Além disso, conhecer a empresa que se busca trabalhar faz toda a diferença.
“Primeiro, é preciso decidir em que área se quer trabalhar, qual setor e qual tamanho de empresa é o ideal para seu momento, pois há muitas diferenças de carreira ao se conseguir entrar em uma corporação de menor ou maior porte. Após esta etapa e com o networking na ponta dos cascos, se faz necessário verificar e chegar ao profissional quepode ajudar com alguma indicação, além do eventual contato do gestor. Por último, não deixe de descobrir como é a cultura interna da empresa. Já vi muitos bons profissionais não evoluírem por não se encaixarem no jeito de ser da empresa", apontouCarvalho.

 Por fim, por mais que não seja algo central e definitivo, saber quais são as suas qualidades pode ser a porta aberta para se destacar, uma vez que mostrar que é possível se adequar ao que a empresa quer ajuda o candidato e a candidata a brilhar na hora de receber o tão esperado “sim” do recrutador.
“Descubra quais competências são as mais requisitadas no mercado de trabalho atual. Seja flexível, adaptável e faça cursos na sua área. Converse muitos com seus amigos para descobrir quais oportunidades existem no mercado. Porúltimo, não se esqueça do mais importante: busque sempre trabalhar no que você ama e possa usar seus dons e talentos”, finalizou Maurício.

04/11/2020 às 22:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais