“Há alguns anos vimos que o melhor meio de disseminar e perpetuar a cultura japonesa no município era envolver a comunidade em nossos eventos e iniciativas, ou seja, trazer a população para perto da entidade e integrá-la nos projetos, sejam os grandes eventos como a Nipofest ou a prática esportiva do beisebol e do tênis” disse durante a coletiva Sérgio Saito, coordenador da celebração do Dia da Comunidade Japonesa e diretor da Acenbi. “Este evento marca essa integração e é mais uma oportunidade de divulgarmos nossa tradição e nossos costumes, dentro do espírito cooperativo que é a marca registrada de nossa entidade, e que hoje conta com grande número de associados que não são descendentes diretos de japoneses, mas que se identificam com nossa cultura. Convidamos a todos a prestigiar o evento e ter um dia de diversão com a família e os amigos”, completou Saito.
“É com muito orgulho que constatamos hoje que algumas iniciativas da Acenbi com a comunidade indaiatubana ganham a cada dia maior expressão”, ressaltou no encontro o vereador e relações públicas da Acenbi Massao Kanesaki. “Não só pela presença em nossos eventos, mas também em projetos como o Base, que hoje é o maior do gênero no Brasil, tem o apoio da Prefeitura Municipal e envolve cerca de três mil alunos de seis Escolas Municipais de Educação Básica no município. Inclusive teremos dois de nossos professores do programa conduzindo a Tocha Olímpica no revezamento em Indaiatuba, o que nos enche de satisfação e demonstra uma vez mais a relevância desta ação. A prática do esporte não traz só benefícios para a saúde, mas também colabora para a inserção social e formação do cidadão. Também trabalhamos muito em parceria com a Prefeitura na área social, seja estimulando doações da comunidade em nossas festividades ou promovendo, por exemplo, ações conjuntas com os grupos do Funssol. É trabalhando assim que a Acenbi se esforça para manter a cultura japonesa sempre presente em Indaiatuba, mas com resultados positivos para toda a comunidade”, finalizou Kanesaki. Também estiveram presentes na coletiva os diretores da Acenbi Ney Sato, Noriko Kimura e Edvaldo Nunes.
Fundada em 7 de setembro de 1947, a Acenbi possui cerca de 250 famílias associadas e está aberta a novos sócios interessados, de origem japonesa ou não, que desejem participar das ações comunitárias da entidade, com uma série de eventos culturais já tradicionais (como a Nipofest e a Festa do Sushi) e esportivos, com a formação de times infanto-juvenis de beisebol e softbol que se destacam nas competições nacionais e internacionais. O início da imigração japonesa em Indaiatuba data de 1935, com a chegada da família Gomassako, e se intensificou bastante nos anos 60 e 70, quando o trabalho da colônia na agricultura local fez com que o município se tornasse o principal produtor de tomates do estado de São Paulo, resultando em importante contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade até os dias de hoje. Visite www.acenbi.org.br
Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.
Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.