Você tem certeza que sabe fazer a leitura correta do rótulo do produto que está consumindo?

 Hoje em dia os produtos industrializados tem ganhado cada vez mais espaço na dispensa de muitas casas, por se tratar de um alimento mais prático, de fácil consumo e muitas pessoas pegam os "lights" ou "sem adição de açucar" para se sentir menos culpado ou achando que está fazendo uma dieta equilibrada e benéfica.

 Isso não quer dizer que toda a comida industrializada é maléfica, não. Apenas quero que saibam que algumas enganam o consumidor colocando algo que os agradem e que no verso se você souber o que contém realmente no rótulo vai conseguir saber distinguir qual produto comprar e quais realmente vão te ajudar na alimentação balanceada. Portanto, aqui vão dicas de como fazer a leitura de alguns ingredientes e saber para o que ele serve de acordo com a nutricionista Bel Matos informa " Saber ler os rótulos antes de comprar a mercadoria é essencial. Muitas pessoas acreditam nos beneficios de barrinhas de cereais, bolachas integrais e tudo que vem escrito que não contem açucar em sua composição. Elas acabam comprando esses produtos por acharem que estão levando para sua casa e rotina alimentos para criar hábitos saúdaveis e muitas das vezes não é isso que acontece. Em muitos alimentos ditos "sem adição de açucar" pode sim apresentar o açucar só que com outro nome na lista de ingredientes dos rótulos. Por isso, as pessoas tem que estar sempre atentos na hora de comprar e se atentar ao que realmente está levando".

 Você deve estar se perguntando: como pode aparecer açucar com outro nome? mas então como eu escolho os produtos sabendo os ingredientes que contem? A Bel explica como você pode identificar isso na procura de ingredientes no rótulo " Em todos os rótulos se a pessoa for analizar vai encontrar os ingredientes do produto em ordem decrescente na embalagem,sendo assim, o ingrediente usado em maior quantidade estará sempre em primeiro e o ingrediente usado em menor quantidade em último.  Entretanto, é necessário ficar atento na hora de ler essa lista, porque os fabricantes podem usar de artimanhas para ganhar clientes e enganar os consumidores.Um exemplo bem tipico é a substituição que é realizada muitas vezes nas barrinhas de cereais. Se você notar a lista de ingredientes na parte de trás do rótulo vai notar que ao invés de colocarem açucar eles alteram o ingrediente por xarope de glucose ( que nada mais é que o açucar), frutose ( outro tipo de açucar) e as vezes até o mel que é colocado nas barrinhas, deste modo, a barrinha contém três formas de açucares diferentes, contendo o excesso e o consumidor compra achando que a barra de cereal é saudável. Claro, não vamos generalizar, mas em sua maioria, existe sim esse tipo de propaganda enganosa nos rótulos."

 O açucar pode aparecer nos rótulos escrito de várias formas diferentes " Para você saber se no rótulo contem açucar ou não você tem que analizar quais as quantidades de cada ingrediente ( quais ingredientes estão primeiro no rotulo e possui mais concentração e saber se ele é benefico ou não). O açucar pode aparecer no produto de várias formas sem nem mesmo ser citada a palavra [açucar] como por exemplo: sacarose, frutose, glicose, xarope de glucose, xarope glucose-frutose, dextrose, açúcar invertido, dextrina, maltodextrina e lactose. Preste sempre atenção destes nomes, com que frequencia e quantidade estas substancias aparecem no produto que você está comprando."


 Deve se ater para os adoçandtes que devem evitados também como: isomaltose, manitol, maltitol, aspartame, lactitol, polidextrose, sorbitol, sacarina, ciclamato, dentre outros. " Não basta comprar um produto porque ele passou no teste. Isso não comprova que ele é benefico e que pode ser uma boa opção. Sempre que você for ver um rótulo é importante analisar e saber o que é cada ingrediente. Hoje estamos na era digital e não custa nada pesquisar na internet durante a compra o que quer dizer cada componente que está constando no produto que você quer levar. É prático, rápido, você vai fazer uma compra eficaz e seu corpo vai receber alimentos realmente saudaveis.", ressalta a nutricionista.

  O cuidado não é apenas com a comida doce, pois o açucar está até na composição de produtos salgados " O club social integral recheado, sabor queijo se você pegar para ler vai encontrar a seguinte descrição: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal hidrogenada, amido, soro de leite em pó, farinha de trigo integral, maltodextrina, açúcar, açúcar invertido, sal, cálcio, aromatizantes, fermentos químicos: fosfato manocálcico, bicarbonato de sódio e bicarbonato de amônio e emulsificante lecitina de soja.  Tá mas e ai? O que quer dizer? Bom, o primeiro ingrediente é a farinha de trigo branca, a integral aparece somente em quinta posição com gordura vegetal hidrogenada (trans) e três tipos de açúcar diferentes " maltodextrina, açúcar, açúcar invertido", fora o aromatizante que não é bom conter. Portanto, o que você achou por anos que era saudavel na realidade não é. Os biscoitos salgados também maléficos se tiver uma composição com diferentes açucares igual esta citada.", explica.

 Assim, é muito importante notar as informações nutricionais, ou seja, a quantidade de calorias, proteínas, carboidratos (lembrando que o açúcar é um carboidrato), gorduras, fibras e sódio, é dada em função do que o fabricante considera como uma porção. "Cuidado com as indicações: contem “fonte de fibras”, “fonte de vitaminas”, que são o chamariz de muitas embalagens. Apesar de dar um ar de um alimento rico nestes componentes, isso muitas vezes não corresponde com a realidade."

 Para comprar um alimento deve-se levar em conta quantos açucares aparecem no rotulo, ter a certeza que  o produto em questão é saudavel e procurar saber sobre a quantidade de vitaminas/minerais foram acrescentadas ou porque tem (um pouco de) farinha de trigo integral, apesar dos ingredientes refinados e nada naturais. Saber que quando está escrito "Zero gordura trans" ou "zero gordura trans na porção" não quer dizer necessariamente que o produto está isento de gordura trans e que se você ler no rotulo "gordura vegetal hidrogenada" você pode ter certeza de que a gordura trans está acrescentada (escondida) na lista de ingrediente.

 Apesar de ser um metodo muito trabalhoso olhar embalagens e ingredientes é sempre a melhor opção para quem quer hábitos saudaveis e até mesmo cuidar da saúde evitando mais para frente futuras doenças. É isso ai, agora que você sabe sobre os ingredientes toda a vez que for no mercado lembre das dicas da Bel Matos nutricionista e faça a sua dieta gerar resultados com a alimentação balanceada do jeito certo.
 

07/02/2017 às 21:00 Alimentação Saudável Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

  Estendido   Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais