Terceira edição do festival Good France aconteceu na noite de ontem

 A primeira edição do "Goût de France" ou "Good France" aconteceu no ano de 2015. No mundo todo aconteceu este evento e foi um sucesso, tanto que se repetiu no ano passado e neste ano foi realizada a terceira edição deste mega evento aqui em Indaiatuba preparado pelo renomado Chef Sebastien Michauts, no Green House Gourmet Restaurante localizado na Rodovia  Engenheiro Ermênio de Oliveira Penteado, Km 56,5 (Bairro Itaici).

 O evento acontece todo o dia 21 de março e neste ano abrangeu cinco continentes com 2mil chefes com menus diferentes em vários lugares que proporcionaram uma diversidade de pratos da culinária francesa. Este festival vem ganhando cada vez mais destaque na gastronomia. Vale destacar que neste ano teve um aumento significativo. Se no ano passado cerca de 1600 chefs participaram deste evento, neste o aumento foi de mais 400 chefs oferecendo para seus amigos, convidados e clientes um menu frânces de qualidade e sofisticado. 
 
 Nos anteriores não estive presente, mas no deste ano estive para prestigiar e saborear as delicias deste grandioso evento que acontece todos os anos com os chefs ao redor do mundo proporcionando o que a culinaria francesa tem de melhor. As misturas de sabores, delicadeza ao montar os pratos analizando o quesito de beleza/visual e a harmonia dos pratos são caracteristicas marcantes na gastronomia e que pude notar de perto o excelente trabalho que o Chef Sebastian vem desenvolvendo, além é claro, de provar as delicias realizadas por ele na noite de ontem. 

 Bom, vou falar um pouco do cárdapio para vocês. Não sou muito boa em gastronomia, confesso. Minha experiência no ramo é pequena, mas gosto de sempre estar provando algo novo. Já percorri alguns restaurantes fora do país e pude provar um pouco de cada cultura - o que particularmente não tem preço, pois conhecer a cultura dos outros e estar aberta a provar de uma culinaria diferente da que está habituada só mostra o respeito que você tem e agrega muito conhecimento -, mas na cultura francesa não tinha provado nada igual. 

 No Brasil, existem alguns restaurantes franceses que são montados por chefs brasileiro que tiram toda a essencia da culinaria francesa, isso porque colocam um unico prato à la carte com uma quantidade pequena e um valor absurdo. Assim, muitas pessoas criam o pré conceito de que em restaurante franceses se come pouco, é chique, porém caro, mas na realidade é o contrário. 

 Os pratos na culinária francesa vem em pouca quantidade, são bem elaborados e bonitos, mas servem bem, afinal, nessa cultura gastronomica os chefs franceses dividem em várias partes o jantar como: entrada, dois tipos de pratos, queijos e duas sobremesas ( coloquei mais o menos o que foi servido ontem para que entendam), e não um único prato. Deste modo, quem vai a um restaurante que tende a fazer a culinaria francesa ao pé da letra não come pouco, não sai com fome e, além de degustar um delicioso banquete, paga o valor que faz jus a todo o serviço.  

Cárdapio

Mise em bouche
Entrada
Primeiro Prato
Segundo Prato
Fromage 
Primeira sobremesa
Segunda sobremesa

Descrição dos pratos

Mise em bouche


Salada com roastbeef em crosta de alecrim com cuscuz de quinoa ao damasco, vinagrete balsâmica a mostarda " á I' ancienne". Acompanhado por " Mancura moscato".

Entrada

Degustação envolta do Foie Gras, Magret e Confit de Pato da região. Acompanhado pela "Encostas do Peso-Moscatel do Ouro".

Primeiro Prato

Medalhão de filé de cascudo recheado ao brie em crosta de bacon e creme "Bonne Femme" com puré de cabotiá. Acompanhado por um "Bordeaux Mission Saint Vicent". 

Segundo Prato

Filé Mignon de cordeiro em crumble de amêndoas com risoto de frutas vermelhas e geleia de vinho tinto a flor de hibisco. Acompanhado por um "Bordeaux Chateau Du Gran Village". 

Fromage

Crocante de reblochon as castanhas de caju, mel direto das colmeias d'Itaici e pão artesanal. Acompanhado de um " Bordeaux Chateau Demazelle"

Primeira sobremesa

Miroir de Mirtille ao manjericão, capuccino de framboesa e creme de pistachos. Acompanhado pelo "Porto Ruy Borges".

Segunda sobremesa

Macaron, manga, sorbet de jaboticaba, coulis de laranja e melissa. Acompanhado por "Promosso Dolce"


 Todos os pratos bem enfeitados, com flores comestiveis com sabores que se diferenciavam de acordo com a cor delas, sendo umas mais doces ou mais citricas, dando um toque especial para cada prato. Os vinhos combinando e os pratos impecaveis. Realmente uma experiencia unica para mim. Gostei bastante de provar essas delicias. Com 26 anos de carreira o chef Sebastien é conhecido pela ótima comida e por utilizar de sua criatividade ao utilizar os ingredientes sazonais, dando seu toque particular para cada prato que realiza. Parabéns pelo ótimo trabalho! 


Eu e o Chef Sebastien Michauts Segunda sobremesa Primeira sobremesa Segundo prato Primeiro prato Entrada Mise bouche

22/03/2017 às 14:00 Gastronomia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais