Obra do novo Centro obstetrico foi entregue nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira aconteceu a inauguração do novo Centro obstétrico, em Indaiatuba m. A obra foi realizada pela Prefeitura de Indaiatuba em conjunto com o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e a Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC).

 Ao iniciar o evento foi pedido um minuto de silêncio em homenagem ao ginecologista e obstetra, Mário Hiroshi Harima que atuou e fez vários partos no HAOC e faleceu no último dia 13 de fevereiro em um acidente de barco.

 No decorrer do evento aconteceu o discurso do Vereador Helio Ribeiro que aprovou na câmara o nome para a fundação do Centro
Obstétrico que passará a receber o nome de “Maria Carolina Ambiel” em homenagem à enfermeira e parteira que trabalhou em Indaiatuba no início do século passado. Segundo registros do Centro de Memória da Colônia Helvetia, Maria Carolina acompanhou ou executou mais de 2 mil partos normais. O nome foi indicado por Alexandre Guedes. 

 Falaram também diretor geral do HAOC, o secretário da saúde, deputado estadual Rogerio Nogueira, o representante (sobrinho-neto) Rubens Galdino e por último o prefeito Nilson Gaspar. 

 "Já fui coordenador de vários setores do hospital, inclusive da maternidade. Como todos sabem este hospital foi tombado e não temos muita coisa para fazer. Esse obra vem dentro do planejamento todo do hospital.", diz Galdino.

 O novo espaço vai ser destinado para acompanhamento e realização do parto em três etapas, conhecidas como PPP: pré-parto, parto e pós-parto. 
O investimento da prefeitura foi de R$ 350 mil para aquisição de equipamentos médicos, cirúrgicos e mobiliário, já o Hospital construiu o novo centro em uma área do pátio interno do próprio Hospital com 231 metros quadrados, com sala de recepção, três salas pré-parto, parto e pós-parto.

 A obra começou na gestão do Prefeito Reinaldo Nogueira e o atual prefeito, Nilson Gaspar (PMDB), deu continuidade na obra para honrando com o compromisso que fez durante a campanha e segundo ele, visando sempre no bem estar de todos  intensificando o cuidado e a humanização no momento do parto, permitindo as mamães que estão prestes a ter seu filho a escolher um acompanhante ou até mesmo uma roupa durante o parto. 

 Agora é possível que a gestante seja acompanhada por um familiar desde o pré-parto até o pós-parto imediato, promovendo um ambiente com privacidade, tranquilo e seguro para a parturiente e seu acompanhante. 

 O conceito abrange protocolos que vão desde a admissão da gestante no Centro Obstétrico, o momento do parto e logo após o nascimento do recém-nascido, realizar contato pele a pele e incentivar o aleitamento materno. Após a realização destes três ciclos, mamãe e bebê são encaminhados para a maternidade, onde permanecem pelo tempo necessário para a alta clínica. 

O Centro conta com cinco quartos PPP com banheiro, posto de enfermagem, conforto médico, sala de espera, sala de parto cirúrgico e parto normal, além da sala de avaliação e recepção de recém-nascidos. E não para por aí! 

 O espaço vai contar com expurgo, depósito de material de limpeza e banheiros para funcionários. A interligação entre o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico é ao lado da sala de parto cirúrgico e parto normal. O local conta com piso vinílico, portas e janelas em alumínio com pintura eletrostática branca, pintura das paredes em acrílico semi brilho e bancadas e pias de inox e granito. 

 O HAOC investiu para a realização desta etapa R$ 550 mil. 

 O Centro Obstétrico conta com salas equipadas para os partos e sala de recuperação para acolher as mães. Os bebês terão uma sala de rotinas, o primeiro banho e a pesagem, além dos outros cuidados necessários. 

 Em 2016, foram realizados 2010 partos na maternidade do Haoc, 909 foram partos normais e 1101 cesáreas, atendimentos do SUS, Convênios e particulares, uma média mensal de 75 partos normais e 91 cesáreas. 

 Conforme prometido em campanha o nosso prefeito já está realizando e finalizando as obras e projetando o futuro da cidade que começa com os bebês. Obra entregue hoje vai agregar muito as mamães que vão ter acompanhamento no quarto e o berço até com banho d luz

 


Discurso do Deputado Estadual, Rogerio Nogueira Inaugurando a Placa do Centro Obstétrico Prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, discursando vereador Helio Robeiro Rubens Galdino agradecendo a homenagem a família Ambiel Secretário da Saúde de Indaiatuba, Dr. José Roberto Stefani Diretor Geral do Haoc Acomodações para médicos e enfermeiros Quartos para a gestante, bebe e acompanhante

16/02/2017 às 22:00 Saúde Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais