Na próxima semana inaugura novo centro obstétrico do HAOC

 A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e a Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC), vão inaugurar no dia 16 de fevereiro, às 11h, o novo Centro Obstétrico, espaço destinado para acompanhamento e realização do parto em três etapas, conhecidas como PPP: pré-parto, parto e pós-parto.

 O investimento da prefeitura na obra foi de R$ 350 mil para para adquiri os equipamentos médicos, cirúrgicos e mobiliário necessários para os atendimentos, e o Hospital construiu o novo centro em uma área do pátio interno do Hospital com 231 metros quadrados, com sala de recepção, três salas pré-parto, parto e pós-parto. 

 O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) disse em depoimento através da assessoria que a inauguração cumpre mais um compromisso assumido, de intensificar o cuidado e a humanização no momento do parto, respeitando assim a decisão da mulher em um momento tão importante.

 Agora com a implantação do Centro Obstétrico é possível que a gestante seja acompanhada por um familiar desde o pré-parto até o pós-parto imediato, em um ambiente com privacidade, tranquilo e seguro para a parturiente e seu acompanhante.

 Esse conceito abrange protocolos que vão desde a admissão da gestante no Centro Obstétrico, o momento do parto e logo após o nascimento do recém-nascido, realizar contato pele a pele e incentivar o aleitamento materno. Depois da realização destes três ciclos, mamãe e bebê são encaminhados para a maternidade, onde permanecem pelo tempo necessário para a alta clínica.  

 Vão ser cinco quartos PPP com banheiro, posto de enfermagem, conforto médico, sala de espera, sala de parto cirúrgico e parto normal e sala de avaliação e recepção de recém-nascidos. O espaço conta ainda com expurgo, depósito de material de limpeza e banheiros para funcionários. A interligação entre o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico é ao lado da sala de parto cirúrgico e parto normal.

 O local conta com piso vinílico, portas e janelas em alumínio com pintura eletrostática branca, pintura das paredes em acrílico semi brilho e bancadas e pias de inox e granito. O hospital HAOC investiu para a realização desta etapa R$ 550 mil.
 
 O Centro Obstétrico conta com salas equipadas para os partos e sala de recuperação para acolher as mães. Os bebês terão uma sala de rotinas, o primeiro banho e a pesagem, além dos outros cuidados necessários. 

 De acordo com dados fornecidos só em 2016 foram realizados 2.010 partos na maternidade do Haoc, 909 foram partos normais e 1101 cesáreas, atendimentos do SUS, Convênios e particulares, uma média mensal de 75 partos normais e 91 cesáreas. 
 

08/02/2017 às 12:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais