Filme: João, O Maestro

Olá pessoal, hoje tem uma resenha do filme João, O Maestro que assisti na sessão vip do Topazio Cinemas, no polo shopping, às 21h desta quarta-feira. Boa leitura pra vocês :)

 História de vida

 O filme conta a história de um menino fascinado por música, cuja suas influências vieram de seu pai que sempre teve o sonho de aprender a tocar música classica, porém devido um acidente de trabalho ele não pôde realizar. Mas, em uma das cenas mostra ele colocando para seus filhos ouvirem esse estilo musical. No contexto do filme, dentre os três filhos o João, que é o personagem de destaque, é o que segue o sonho do pai e busca sempre a perfeição quando toca. 

 Estudioso e bom aluno, João se dedica a aprender a música clássica e com facilidade passa as lições que eram dadas e acaba por cada vez avançar mais. Ele que tem seus desejos e vontades reprimidas segue uma vida onde o único objetivo é estar em frente de partituras e tocar melodias desafiantes como as obras de Bach e grandes artistas de renome. 

 João, alcança a fama e o sucesso. Toca divinamente, mas na sua juventude e longe dos pais ele busca fazer coisas que ele, realmente, tinha vontade. Sai com mulheres, joga futebol e tem uma vida bem mais social. O Piano é sua companhia inseparavel e ele não a abandona por nada. É como se ele vivesse para tocar e nada mais tivesse valor. 
 
 Tocou em vários lugares e conquistou uma diversidade de pessoas, mas no ano de 1965, uma trágica noticia foi dada a ele. Após treino da Portuguesa realizado no Central Park, em Nova Iorque, onde ele morava com a esposa e filhos ele foi convidado para integrar o time, porém teve uma queda. Neste incidente teve uma perfuração no braço direito na altura do cotovelo, atingindo o nervo ulnar e assim provocando atrofia em três dedos.

 Foi então obrigado a parar de tocar piano por um período. Mas, sua paixão era grande e ele continuou tocando com dificuldade. Depois disso, voltou ao Brasil e se tornou empresário de música e boxe por alguns anos. Embora tanta luta e vários problemas ele conseguiu, em meio aos obstaculos, se adequar e não largar a sua carreira musical. { não vou contar detalhes, pois vocês tem que assistir o filme. Vale super a pena!}

 A história do maestro João Carlos Martins é linda e nos mostra o quanto a fé e a nossa persistencia pode fazer com que consigamos conquistar nossos sonhos. Uma mensagem de superação e, ao mesmo tempo, uma reflexão toma conta de nossa mente que as vezes nos queixamos de coisas tão bobas. É impressionante  ver o que o amor pela música foi capaz de fazer. A medicina o desenganou por várias vezes, mas ele persistiu e continuou a tocar sem deixar a sua qualidade musical cair.

  O filme retrata a vida deste grande maestro mostrando sua criação e tudo que ele vivenciou, mas o que deve ser levado em consideração é a mensagem que ele trouxe no decorrer de sua carreira que é: Nunca desista dos seus sonhos, do que te faz bem e do que você acredita. Super indico esse filme!
 

11/08/2017 às 10:00 Arte & Cultura Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais