ESTRATÉGIAS CONTRA A CEGUEIRA EMPOLGAM ESPECIALISTAS

0 glaucoma, catarata, doenças da córnea, doenças associadas à idade, doenças vasculares, inflamatórias, infecciosas, tumorais - e as doenças (ou distrofias) degenerativas hereditárias da retina, são algumas das causas para a cegueira.

As pesquisas nesse tipo de doenças empolgam os especialistas, quando se fala em tratamentos.

Um oftalmologista renomado disse que o maior avanço recente seria o tratamento de distrofias retiniana hereditárias.

A genética vai permitir uma mudança de paradigma na busca de curas para essas doenças, com uma mudança muito grande nos tratamentos.


No tratamento da perda de visão associada a diabetes e doenças vasculares, os medicamentos melhoraram muito, o resultado é excepcional. Com um método convencional, os remédios.

Os medicamentos levam ao controle da doença e não à cura, e esse controle requer várias aplicações a longo prazo. 

É inovadora a terapia gênica.

Primeiro  porque promete tratar doenças graves para as quais não temos alternativa no momento.

Segundo porque em uma única aplicação os estudos têm mostrado correr o efeito do gene causador da doença. Sendo assim, a terapia gênica se aproxima mais da cura do que do controle da doença.

Terceiro, porque essas doenças degenerativas associadas à idade envolvem uma predisposição ou alteração genética- exemplo glaucoma e degeneração macular.

A  terapia gênica poderia oferecer alternativas para doenças não hereditárias, que são mais comuns, abre possibilidades de se tratar muitas doenças.

À espera para o paciente ainda será longa, pois os tratamentos para essas doenças só estejam disponíveis, para as gerações futuras.


Isso cria um grande desafio para médicos que recebem, diariamente, pacientes com doenças graves, incuráveis, em seus consultórios.

É preciso incentivar essa atitude positiva, mas não se pode despertar falsas esperanças.

"Devemos manter o otimismo  em relação ao progresso das pesquisas, mas não podemos dar esperanças demais." Palavras de um profissional.

No entanto, há muitas razões para o otimismo.

 

27/06/2016 às 16:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais