Diferença de carboidrato simples e complexo

 O principal objetivo do carboidrato é conceder energia para o nosso corpo. Com o receio do aumento de peso, muitas pessoas acabam fazendo dieta de restrição de carboidrato. Com a restrição de carboidratos podemos prejudicar nosso organismo, aumento o aparecimento de dores de cabeça, irritação, cansaço físico e mental, mau humor. Devemos com certeza ter uma atenção com a quantidade ingerida diariamente, pois o carboidrato quando consumido em excesso armazena-se sob a forma de gorduras.  

 Sendo isso, para a prevenção da saúde, os carboidratos não podem sumir de nossa dieta pela sua eficiência em fornecer energia necessária aos processos metabólicos, responsáveis pela manutenção de nossa saúde. Vamos entender a diferença das fontes de carboidrato 
 Carboidratos simples
  Os carboidratos simples como mel, açúcares, balas, arroz branco, macarrão, pão branco, compotas, refrigerantes e biscoitos, são fontes de energia imediata. Eles são digeridos e absorvidos rapidamente fazendo com que se sinta fome logo após a refeição, e produzem um aumento da taxa de glicose no sangue.
 Carboidratos complexos
   Os carboidratos complexos são digeridos lentamente pelo organismo, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. As vantagens são muitas, pois, por sua ingestão ser lenta, o organismo sente-se saciado por mais tempo. Eles são muito mais nutritivos, pois contém uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras. Este processo de digestão lenta proporciona um fornecimento constante de energia e limita a quantidade de açúcares convertida em gorduras por um bom tempo. Além disso, são importantes para auxiliar no emagrecimento e na pratica de atividade física. Fazem parte desse grupo arroz, macarrão e pão integrais, grão de bico, maçã, batata doce, sementes, vegetais e mandioca.

 

18/02/2016 às 21:00 Saúde Nenhum comentário
Marcelo Stifter

Não há uma descrição sobre esse autor ainda.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais