CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA COMEÇA SÁBADO DIA 30

Por determinação da Diretoria Técnica Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Estadual da Secretaria de Estado da Saúde o calendário de vacinação contra a Gripe Influenza será dividido em duas etapas. A primeira começa no próximo sábado, dia 30, e deverão ser vacinadas as crianças entre seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde que trabalham em hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades de Saúde. Já a segunda etapa começa dia 9 de maio e atenderá os outros profissionais de saúde e pessoas com comorbidades(crônicos).
Em Indaiatuba, no sábado, dia 30, as vacinas serão realizadas em todas as UBS, PSF, também na Creche do Campo Bonito; supermercados Sumerbol Kennedy, Pague Menos e São Vicente,do Jardim Morada do Sol. Durante a semana, a vacina será aplicada somente nas Unidades de Saúde e polos de PSF, seguindo os horários de salas de vacinas das unidades. Os interessados devem levar a carteira de vacinação. Indaiatuba tem uma população estimada nos grupos prioritários de aproximadamente 40 mil pessoas, e a meta é vacinar 80% desta população.
A vacina é trivalente oferecida pelo Ministério da Saúde, é composta pelos três vírus que causam a gripe e que mais circularam no mundo em 2015. (São três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar     ao vírus influenza A/Califórnia/7/2009 (H1N1) pdm09, um vírus similar ao vírus influenza A/Hong Kong/4801/2014 (H3N2), e um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008). Quem tomou a vacina em 2015, deve repetir em 2016.
A diretora da Vigilância em Saúde, Rita de Cássia J. Ferraz Vaz, mais uma vez alertou que o primeiro passo para evitar a gripe é a prevenção. Além da vacina, é importante ter uma dieta bastante saudável, deixar os ambientes arejados, lavar as mãos com agua e sabão, incluir o álcool em gel no cotidiano, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e não sair de casa se estiver doente. Se tiver sintomas de gripe guarde uma distância de pelo menos um metro, quando falar com outra pessoas. É difícil diferenciar a gripe causada pelo H1N1 de outra gripe. A preocupação maior é a, que tem levado as pessoas a óbito. Os sintomas são: falta de ar, desconforto respiratório, aumento da frequência respiratória e queda de pressão.
A Secretaria de Saúde alerta se tiver os sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave procure o seu médico ou a unidade de saúde ou hospital mais próximo.
Indaiatuba tem 26 casos suspeitos de H1N1, 01 caso descartado, 1 positivo de Itu (importado), 01 óbito aguardando resultado - masculino 81 anos, 1 óbito aguardando resultado - feminino 57 anos, residente de Salto (óbito dia 22/04), 07 casos positivos de laboratório particular e restante aguardando o resultado.
 
Unidades de Saúde que realizarão a Campanha contra gripe (Influenza) no dia 30 e também durante a semana
1-Hospital Dia - Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança; 
2- UBS II- Cecap - Praça Vital barnabé, S/Nº; 
3- UBS IV- (Morada do Sol) Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol; 
4- UBS V (Itaici) - à Rua Joaquim Pedroso Alvarenga, nº 5, ao lado do pátio da antiga Estação de Trem de Itaici; 
5- UBS VII- (Antigo Ambulatório da Mulher) – Rua José de Campos, 709, Jardim Morada do Sol 
6- UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio (Rua São Carlos, 585), Vila Teler; 
7- UBS X (Jardim Califórnia) - Rua Basílio Martins, S/Nº Jardim Califórnia; 
8- UBS XI (João Pioli) - Avenida Manoel Ruz Peres, S/Nº, S/Nº, Jardim João Pioli; 
9- PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá; 
10- PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo; 
11- PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi; 
12- PSF Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, 80, Jardim Morada do Sol; 
13- PSF Jardim Brasil, Rua Lourenço Martins do Amaral, 241, Jardim Brasil; 
14- PSF Jardim do Sol, Rua Domingos Casagrande, 107, Jardim Mercedes; 
15- PSF Itamaracá, Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá; 

 

28/04/2016 às 12:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

  Estendido   Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais