Animais de estimação também podem ter câncer de pele?

 No verão a tendência de câncer de pele aumenta nos humanos, por isso muitas dermatologistas indicam cuidado com a exposição ao sol e passar protetor de hora em hora para que assim evite de contrair esta doença. Mas será que os cuidados com os animais são os mesmos? O que fazer?

 Isso quem vai explicar para nós é a Dra Maria Fernanda da Bem Estar Vet " Bom o câncer de pele se dá com a exposição ao sol tanto em cães como em gatos. E isso, assim como nos humanos pode ser evitado não deixando o animal com um contato intenso ao sol e levando ele para passear apenas em horários em que o sol não esteja forte."

 Segundo ela, os gatos tem mais facilidade de ter câncer de pele pela alta exposição que ele tem no decorrer do dia, por não ser um animal muito caseiro isso faz com que o dono tenha que prestar mais atenção com o seu felino " Em gatos a incidência é maior devido estarem mais expostos ao sol, pois os danos dos raios U.V (Ultravioleta) são cumulativos. Vale ressaltar que na maioria dos casos são animais idosos ou albinos."

 Mas dentre tantos pelos como descobrir se o seu animal está com câncer de pele? " A doença pode começar com uma pequena mancha na pele e com o passar do tempo pode evoluir para uma ferida que não cicatriza ou até mesmo uma ferida que cicatriza mas volta em seguida."

 Existem algumas regiões que são mais afetadas e visíveis se os animais forem observados pelo dono diariamente " As áreas mais afetadas são as que têm pouca pelagem, ou seja, pálpebras, focinho, parte interna da orelha e o abdômen."

 Para quem quer prevenir este tipo de doença basta fazer uso de protetor em seu bichinho, mas não é só isso, outros cuidados também se fazem necessários " O uso de protetor solar sem perfume e hipoalergênicos são indicados para evitar o câncer em seu animalzinho. Donos de gatos devem evitar dar banhos de sol longos, pois eles acabam lambendo e ingerindo o protetor retirando toda a proteção.", esclarece.

 Se apareceu alguma mancha o importante é você correr com o seu animal para ser diagnosticado o mais rápido possível. Existe tratamentos que podem ser realizados a partir do estágio em que o câncer tiver atingido a pele do seu bichinho " Os tratamentos para o câncer em animais depende do estado em que a pele e o animal se encontra. Um deles é a cirurgia que em alguns casos são necessários ou a crioterapia, até mesmo, a quimioterapia, mas a indicação depende de cada caso. É importante destacar que quanto mais precoce for o diagnóstico mais chance de cura o seu animal tem. Por isso, repita constante visita com o seu melhor amigo ao veterinário e faça sempre os exames pedidos para que o médico veterinário acompanhe as possíveis mudanças e possa diagnosticar a tempo qualquer doença ou ferida que aos olhos do dono pareça normal."

 É isso aí gente, agora só ficar atentos aos seus bichinhos e sempre levá-los para a consulta de rotina. Para tirar suas dúvidas a Dra Maria Fernanda da Bem Estar Vet possui sua clínica na Avenida Fábio Engenheiro Barnabe, 829. Super indico! 

13/02/2017 às 15:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais