ACENBI CELEBRA COMUNIDADE JAPONESA NO PRÓXIMO DIA 19 NO CIAEI

A Acenbi (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) realiza no próximo dia 19 de junho, das 15h às 18h no Ciaei, evento especial que celebra o Dia da Comunidade Japonesa, com apoio da Prefeitura Municipal. A data festiva, que é parte do calendário oficial da cidade, marca também o Dia da Imigração Japonesa, conforme a Lei Municipal nº 6.357 instituída em 2014. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça (7), os diretores da entidade apresentaram as atrações desta edição, que incluem apresentações dos alunos da EMEB Miyoji Takahaha, de atletas e técnicos do Programa Base (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino), de alunos da Escola de Língua Japonesa Nitigo Gakko, de grupos de dança da entidade e da Associação Nipo-Brasileira de Salto e do grupo de taiko da Acenbi. Também estão na programação shows do cantor Rafael Yassunaga, de Campinas, e do grupo de cantores Todos Nós, liderados por Pedro Mizutani, de Piracicaba. O público poderá conferir ainda exposições de origami(dobraduras artísticas de papel) e ikebana (arranjos artísticos de flores, ramos e galhos naturais). A entrada é gratuita. Informações (19) 3834-2584.
“Há alguns anos vimos que o melhor meio de disseminar e perpetuar a cultura japonesa no município era envolver a comunidade em nossos eventos e iniciativas, ou seja, trazer a população para perto da entidade e integrá-la nos projetos, sejam os grandes eventos como a Nipofest ou a prática esportiva do beisebol e do tênis” disse durante a coletiva Sérgio Saito, coordenador da celebração do Dia da Comunidade Japonesa e diretor da Acenbi. “Este evento marca essa integração e é mais uma oportunidade de divulgarmos nossa tradição e nossos costumes, dentro do espírito cooperativo que é a marca registrada de nossa entidade, e que hoje conta com grande número de associados que não são descendentes diretos de japoneses, mas que se identificam com nossa cultura. Convidamos a todos a prestigiar o evento e ter um dia de diversão com a família e os amigos”, completou Saito.
“É com muito orgulho que constatamos hoje que algumas iniciativas da Acenbi com a comunidade indaiatubana ganham a cada dia maior expressão”, ressaltou no encontro o vereador e relações públicas da Acenbi Massao Kanesaki. “Não só pela presença em nossos eventos, mas também em projetos como o Base, que hoje é o maior do gênero no Brasil, tem o apoio da Prefeitura Municipal e envolve cerca de três mil alunos de seis Escolas Municipais de Educação Básica no município. Inclusive teremos dois de nossos professores do programa conduzindo a Tocha Olímpica no revezamento em Indaiatuba, o que nos enche de satisfação e demonstra uma vez mais a relevância desta ação. A prática do esporte não traz só benefícios para a saúde, mas também colabora para a inserção social e formação do cidadão. Também trabalhamos muito em parceria com a Prefeitura na área social, seja estimulando doações da comunidade em nossas festividades ou promovendo, por exemplo, ações conjuntas com os grupos do Funssol. É trabalhando assim que a Acenbi se esforça para manter a cultura japonesa sempre presente em Indaiatuba, mas com resultados positivos para toda a comunidade”, finalizou Kanesaki. Também estiveram presentes na coletiva os diretores da Acenbi Ney Sato, Noriko Kimura e Edvaldo Nunes. 
Fundada em 7 de setembro de 1947, a Acenbi possui cerca de 250 famílias associadas e está aberta a novos sócios interessados, de origem japonesa ou não, que desejem participar das ações comunitárias da entidade, com uma série de eventos culturais já tradicionais (como a Nipofest e a Festa do Sushi) e esportivos, com a formação de times infanto-juvenis de beisebol e softbol que se destacam nas competições nacionais e internacionais. O início da imigração japonesa em Indaiatuba data de 1935, com a chegada da família Gomassako, e se intensificou bastante nos anos 60 e 70, quando o trabalho da colônia na agricultura local fez com que o município se tornasse o principal produtor de tomates do estado de São Paulo, resultando em importante contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade até os dias de hoje. Visite www.acenbi.org.br

 

 

08/06/2016 às 12:00 Notícia Nenhum comentário
Alyne Cervo

Sou jornalista apaixonada pela minha profissão. Gosto muito de ler, principalmente os livros dos autores Augusto Cury e Roberto Shinyashiki.

COMENTAR O POST





Pesquisar por:

Modo de Exibição

 Estendido  Compacto

Alyne Cervo

Alyne Cervo

Desde pequena tinha o sonho de ser jornalista. Sempre fui muito falante, curiosa e gostava de me manter informada. Quando pude optar qual a profissão que iria seguir, o jornalismo foi a minha opção. Agora tenho o compromisso de informar vocês.

Publicidade

Redes Sociais